O Laboratório de Processamento de Metais e Cerâmicas dispõe de equipamentos para caracterização de propriedades mecânicas de materiais. A infraestrutura disponível permite realiza PD&I em uma ampla gama de materiais utilizados em aplicações estruturais, aumento de resistência a corrosão, otimização de vida em fadiga, etc.
Como apresentado abaixo, o laboratório conta com 02 máquinas de ensaios mecânicos para ensaios de tração, compressão, flexão, ensaios de fadiga e de tenacidade a fratura. O laboratório conta também com potenciostato / galvanostato PGStat M101, que permite realizar uma grande variedade de ensaios eletroquímicos, sendo estas técnicas importantes para a caracterização de materiais quanto a sua resistência à corrosão e aplicações em energia.
Um nanodurômetro e um nanotribômetro permitem a caracterização de filmes finos e caracterização de propriedades mecânicas individuais de uma fase, dentro de uma microestrutura multifásica. Conta também com um microdurômetro e um microscópio confocal de varredura a laser (Olympus).
Atualmente, entre outros, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos no laboratório:
- Projeto desenvolvido em parceria com a empresa Omnitek (Em contratação): Manufatura aditiva de aço ferramenta por fusão seletiva a laser. Coordenador: Sydney F. Santos. Bolsista: Murillo S.E. Chaves. Mestrado Acadêmico para a Inovação.
- Electrocatálise VI: aspectos fundamentais e aplicados em problemas emergentes e clássicos em conversão eletroquímica de energia (Projeto Temático FAPESP – 19/22183-6) em parceria com o IQSC / USP.
- Síntese de novos materiais MXenes (FAPESP – 20/15632-6) – bolsa de pós-doutorado do Dr Rafael K. Nishihora.
Palavras-chaves: Metais e ligas avançados; nanocompósitos; carbetos nanoestruturados bidimensionais (MXenes), propriedades mecânicas; superfícies funcionais; resistência a corrosão; tribologia; vida a fadiga
Equipamentos
Máquinas de ensaios mecânicos
O laboratório conta com 02 máquinas de ensaios mecânicos, sendo uma eletromecânica (para ensaios de tração, compressão e flexão) e uma servo-hidráulica (para ensaios de fadiga e de tenacidade a fratura).
Potenciostato/galvanostato PGStat M101
O laboratório conta também com potenciostato / galvanostato PGStat M101 que permite realizar uma grande variedade de ensaios eletroquímicos, sendo estas técnicas importantes para a caracterização de materiais quanto a sua resistência à corrosão e aplicações em energia.
Nanodurômetro e nanotribômetro
Outros equipamentos de destaque do laboratório são um nanodurômetro e um nanotribômetro, fabricados pela empresa Suíça Anton Paar, que permite a caracterização de filmes finos e caracterização de propriedades mecânicas individuais de uma fase, dentro de uma microestrutura multifásica. Além de valores de dureza, podem ser obtidas informações como módulo de elasticidade das fases
Microdurômetro
O laboratório também conta com um microdurômetro e um microscópio confocal de varredura a laser (Olympus).