O Laboratório de Reologia e Microprocessamento de Polímeros tem como foco o preparo e caracterização de sistemas poliméricos, como plásticos, borrachas, compósitos, blendas, adesivos, entre outros. O RheoPol conta com uma microinjetora e equipamentos para misturas de sistemas poliméricos multicomponentes, com foco em preparos de amostras e corpos de prova a partir de pequenas quantidades de matéria-prima. O laboratório também se concentra no estudo reológico de polímeros, borrachas e fluidos complexos.
Dentre as principais áreas de atuação do RheoPol, destacam-se o preparo e caracterização de nanocompósitos, blendas, adesivos, materiais à base de copolímeros em bloco e sistemas poliméricos inteligentes. O RheoPol tem uma ampla experiência em desenvolvimento de nanocompósitos a base de grafeno e de nanopartículas de carbono.
Atualmente, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos no RheoPol:
- Projeto desenvolvido em parceria com a empresa sueca SAAB: Desenvolvimento de nanocompósitos à base de termofixos e termoplásticos contendo grafeno para aplicações aeroespaciais. Coordenador: Danilo J. Carastan.
- Projeto desenvolvido em parceria com a empresa BRGoods: Produção de nanocompósitos antimicrobianos à base de PVC e prata para aplicações hospitalares. Coordenador local: Luciano Avallone Bueno. Pesquisador do RheoPol: Danilo J. Carastan. Financiamento pela FINEP no âmbito do combate contra Covid-19.
- Projeto desenvolvido em parceria com a empresa ARTECOLA: Microencapsulamento de isocianatos para aplicações em adesivos de poliuretano. Coordenador: Danilo J. Carastan. Bolsista: Amanda Nascimento Braga Santos. Projeto de Doutorado Acadêmico Industrial (DAI/CNPq).
- Projeto desenvolvido em parceria com a empresa HENKEL: Obtenção de adesivos reforçados com nanoestruturas de celulose. Coordenador: Danilo J. Carastan. Bolsista: Aline Tiemi Sugano Segura Ramos. Projeto de Doutorado Acadêmico Industrial (DAI/CNPq).
- Desenvolvimento de músculos artificiais / atuadores dielétricos à base de géis de copolímeros em bloco.
- Desenvolvimento de eletrodos flexíveis à base de nanoestruturas condutoras de carbono.
- Produção de adesivos tipo hot melt a partir de PET reciclado.
- Obtenção e caracterização de fluidos não-newtonianos inteligentes para aplicações de alto impacto.
Equipamentos
Microinjetora
A infraestrutura do RheoPol inclui uma microinjetora Xplore. O equipamento permite produzir corpos de prova para ensaios de tração, impacto, DMA e reologia em dimensões reduzidas, requerendo apenas pequenas quantidades de matéria-prima.
Reômetro rotacional
O laboratório também conta com um reômetro rotacional Anton Paar MCR 502, que permite realizar testes reológicos em termoplásticos, resinas termofixas, adesivos, tintas, fluidos de baixa viscosidade, suspensões e emulsões.
Reômetro de borracha rheoTech MDpt
O reômetro de borracha rheoTech MDpt faz medições viscoelásticas de polímeros. O MDpt é ideal para pesquisa e desenvolvimento, bem como controle de qualidade. O instrumento fornece medições de módulo dinâmico e viscosidade, e permite de acompanhar a cinética de cura de elastômeros.