Laboratório de Processamento de Polímeros

O Laboratório de Processamento de Polímeros é dedicado ao processamento de materiais poliméricos, preparação de blendas, compósitos e nanocompósitos poliméricos, extrusão reativa, desenvolvimento de polímeros funcionais e filamentos para impressão 3D. O laboratório conta com um conjunto de equipamentos para o preparo de sistemas poliméricos de matrizes termoplásticas, termofixas e elastoméricas.

Atualmente, entre outros, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos no laboratório:

  • Projeto desenvolvido em parceria com a empresa Rhodia – Solvay Group: Desenvolvimento de nanofibras em poliamida 6.6 por fiação no estado fundido (melt spinning). Coordenador: Suel E. Vidotti;
  • Projeto desenvolvido em parceria com a empresa Suzano Papel e Celulose: Desenvolvimento de recobrimento biodegradável para melhorar as propriedades de barreira em materiais de embalagens de rápido descarte de papel. Coordenadora: Anne. C. Chinellato. Bolsista: Glaucia Toth.
  • Projeto desenvolvido com o apoio da empresa BASF: Desenvolvimento de material condutivo elétrico flexível para impressão 3D por extrusão. Coordenadora: Anne C. Chinellato;
  • Estudos dos parâmetros de impressão da qualidade de peças impressas por impressão 3D por extrusão. Coordenadora: Anne C. Chinellato;
  • Desenvolvimento e design de peça multimaterial (termoplástico+hidrogel) para impressão 4D;
  • Projeto desenvolvido em relação com a empresa PIRELLI: Impacto das condições de processamento nas interações entre sílica e SBR funcionalizados. Coordenadora: Mathilde Champeau. Aluno: João Gabriel Franceschineli Rizzi.
  • Projeto EMBRAPII com as empresas PROMETEON e AUTOSCIENCE: Desenvolvimento de Compostos Elastoméricos Funcionais Para Pneus. Data de início: 09/2021. Coordenadora: Mathilde Champeau.”

Equipamentos

Reômetro de torque

O laboratório conta com um reômetro de torque modelo Plastograph EC + mixer W 50 ET fabricado pela Brabender, que possibilita o desenvolvimento dos materiais, particularmente de (nano)compósitos e de blendas em menor escala, além de acompanhar/simular o processo através do acompanhamento do nível de torque do equipamento.

Reômetro capilar

O reômetro capilar permite o estudo do comportamento reológico e de fluxo de materiais poliméricos, através do monitoramento da viscosidade em função da taxa de cisalhamento, fundamental no desenvolvimento de blendas poliméricas e polímeros para impressão 3D. Finalmente, a impressora 3D por Fabricação por Filamento Fundido (FFF) permite a impressão de peças a partir de filamentos comerciais ou de filamentos preparados a partir de blendas, compósitos e/ou polímeros funcionais.

Injetora

A Injetora Arburg permite injeção de corpos de prova e de peças diversas.

Extrusora dupla-rosca e extrusora mono-rosca

Além de uma extrusora mono-rosca que permite a conformação de termoplásticos e preparação de filamentos para impressão 3D, a extrusora dupla-rosca Coperium ZSK 18 com elementos de rosca intercambiáveis permite processar uma ampla gama de compósitos e de materiais poliméricos.

Impressora 3D por FFF

A impressora 3D por Fabricação por Filamento Fundido (FFF) permite a impressão de peças a partir de filamentos comerciais ou de filamentos preparados a partir de blendas, compósitos e/ou polímeros funcionais.