Laboratório de Eletroquímica e Materiais Nanoestruturados (LEMN)

O Laboratório de Eletroquímica e Materiais Nanoestruturados (LEMN) é dedicado à síntese e caraterização de sistemas coloidais e de fenômenos de superfície, visando a modulação das propriedades eletrônicas, catalíticas e estruturais de polímeros, peptídeos, surfactantes e partículas (orgânicas e inorgânicas). O laboratório é equipado de um amplo conjunto de ferramentas analíticas úteis para trazer informações acerca das propriedades estruturais, reológicas e térmicas que, presumivelmente, guardam relação direta com as características químicas desenvolvidas na síntese destes materiais.

Em solução, os sistemas coloidais interagem espontaneamente, formando estruturas complexas, auto-arranjadas. Desta forma, o objetivo do grupo é obter diferentes arquiteturas supramoleculares com potenciais aplicações em energia/meio ambiente (catálise e eletrocatálise) e saúde (liberação controlada e biodispositivos eletrônicos).

As nanoestruturas desenvolvidas podem ser empregadas para obtenção de nanocompósitos funcionais.

O laboratório é equipado de potenciostatos, galvanostáticos, bipotenciostatos com eletrodo de disco giratório Pine, espectrofotômetros FTIR e UV-Vis, quartzo microbalança de cristal, dispositivo de liofilização, aplicador de pulverização catódica a frio, microscópio eletroquímico de varredura, medição de tensão superficial e outros.

Atualmente, entre outros, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos no laboratório:

  • Projeto EMBRAPII com as empresas STC SILICONE TÉCNICO COMPOSTO LTDA e KINNER SILICONE RUBBER IND. COM. LTDA: Otimização da Síntese e Propriedades de um Circuito de Respiração Artificial em Silicone Esterilizável Visando Produção em Larga Escala. Data de início: 04/11/2020. Coordenador: Wendel Andrade Alves.
  • Projeto desenvolvido em parceria com a empresa STC Silicone Técnico Composto LTDA: Tinta de silicone termo-solvatocrômica e sua aplicação como sensor de falhas em dispositivos elétricos. Coordenador: Wendel Andrade Alves. Bolsista: Clovis Ananias da Silva.
  • Participation in the H2020-MSCA-RISE-2019 European Project: PEPSA-MATE “Nanopeptides and Nanosaccharides for Advanced and Sustainable Materials” (grant no. 872233).
  • Desenvolvimento de sistemas de diagnósticos de SARS-CoV-2 (CNPq, projeto 401256/2020-0).
  • Construção de plataformas nanoestruturadas para a prevenção e detecção de Covid-19 (CAPES, projeto. 88881.504639/2020-01).